Colaboradora da Rodalog participa de programa de formação de mulheres para o transporte

Atualmente, as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte e logística, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que contabilizou quase 2,3 milhões de trabalhadores no setor em âmbito nacional. A participação das mulheres segue crescendo, as trabalhadoras desse setor vêm buscando maior equidade no mercado de trabalho, mais oportunidades, mesmas condições salariais e reconhecimento em toda sua trajetória. Com uma visão mais estratégica e tática, a RODALOG vem se transformando em uma porta de entrada para que as mulheres possam conquistar de vez um espaço que há muito tempo não era possível.

Durante os dias 11 a 27 de julho, nossa colaboradora Eliane Macedo, participou do Programa de Formação de Mulheres para o Transporte, promovido pela Fabet em Mairinque/SP, em total de 112 horas de capacitação.

A participação no programa de formação faz parte das ações previstas no Programa de Diversidade e Inclusão da RODALOG e reforça o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, capacitando profissionais mulheres para atividades operacionais e, acima de tudo, formando uma cidadã comprometida com a Segurança, Eficiência e Sustentabilidade do negócio.

Juntos e sempre melhores!

READ MORE

Dia do Motorista

Você é um profissional que segue firme na estrada, prevenindo riscos e entregando resultados.

Parabéns pelo seu dia!

Juntos e sempre melhores!

READ MORE

Controle de dados e maior produtividade: os ganhos da Rodalog após implementação do Prolog

Após adquirir as soluções para gestão de pneus e checklist eletrônico do Prolog, a Rodalog aumentou sua produtividade e controle de dados para tomar decisões mais inteligentes. Leia o case completo!

Com um de seus valores sendo o compromisso com o resultado, a Rodalog buscou no Prolog App a agilidade e praticidade em funções rotineiras da gestão de frotas.

Neste case de sucesso, você vê Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog, falando sobre a operação antes e depois do Prolog fazer parte da rotina das operações— tanto em relação à gestão de pneus quanto ao checklist eletrônico.

Confira como, de 2018 até o momento, a empresa recebeu os impactos dessas soluções tecnológicas na frota.

Gestão de frotas antes do Prolog

Há 12 anos atuando como operadora logística, a Rodalog vem se tornando uma empresa nacional.

Trabalhando com diferentes serviços, desde o apoio logístico na armazenagem de insumos e produtos, até a distribuição final de mercadorias, a transportadora precisa do máximo de organização e eficiência em seu dia a dia.

O grande desafio, nesse caso, era ter o controle de pneus e a visibilidade das condições de rodagem dos caminhões. Para isso, a empresa precisava de informações e dados que indicassem os melhores caminhos do negócio, garantindo a produtividade e a execução de tarefas.

A tecnologia logística veio como solução. Aqui, a gestão de pneus e o checklist eletrônico do Prolog App resolveram os dois maiores desafios que teríamos que enfrentar!

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Começando pela gestão de pneus, o kit do Prolog conta com o aferidor eletrônico e software completo, que lê e analisa os dados da inspeção de cada pneu. 

Ou seja, mesmo sendo necessário inserir o aferidor no pneu manualmente, as informações de pressão e profundidade dos sulcos são enviadas via bluetooth ao sistema, que armazena e organiza os dados em relatórios automaticamente — inclusive, indicando possíveis causas e níveis de desgaste para cada um.

Através dessa visualização completa e prática, a Rodalog resolveu um de seus principais problemas. Com mais de 50 mil pneus aferidos, Rodrigo afirma:

“Tivemos um ganho em produtividade, em vista da digitalização dos dados e as informações antes feitas manualmente. Hoje, temos agilidade na estratificação dos controles de pneus e aderência dos checklist em rota.”

Quando falamos em checklist, o sistema é desenvolvido para que cada operação possa criar seus próprios modelos. Assim, você pode ter checklists diários, completos, por modelo de veículo ou por elementos específicos (apenas faróis, por exemplo).

Isso foi um dos principais benefícios notados pela empresa, afinal, já são mais de 200 mil checklists realizados. Segundo Rodrigo:

“[O maior benefício foi] Agilidade na estratificação e cruzamento dos dados. Facilidade pela customização da ferramenta melhorando a produtividade dos times envolvidos nos processos.”

Vai de cada gestor de frota, ou gestor de manutenção, entender as necessidades da operação e identificar quais os modelos mais adequados a serem aplicados na rotina que levam.

Além disso, e ainda mais importante para a Rodalog, é que os dados ficam salvos no sistema e podem ser facilmente acessados com filtros de tempo, modelo, operação, entre outros. 

E mais:

A ferramenta apresenta uma visualização de “Farol do Checklist”, isto é, um resumo de todas as placas da empresa e como está a “saúde” de cada um — se estão com a inspeção em dia, se estão OK para rodar em uma viagem ou se precisam de alguma manutenção (e indica qual a urgência desta correção). 

Desde 2018, a empresa já cadastrou 618 veículos no sistema, com o controle de 4.278 pneus e mais de 230 mil checklists! 

Em relação aos serviços inseridos na plataforma, já realizamos mais de: 

  • 57 mil aferições de pneus;
  • 4,5 mil serviços de pneus;
  • 72,5 mil ordens de serviço finalizadas.

Quando perguntado o que falaria para alguém sobre o Prolog, Rodrigo completa:

“Recomendaria, pois se trata de uma excelente ferramenta de gestão e controle dos dados concernentes a frota, facilitando e agilizando os processos de modo full time.”

READ MORE

Mais um carro elétrico entregue

Agora nossa operação junto ao CDD Ambev de Joinville também conta com um veículo 100% elétrico e ZERO emissão de poluentes.

Em funcionamento desde outubro de 2020, o CDD Ambev Joinville contempla diversas iniciativas de sustentabilidade, como o reaproveitamento da água da chuva, recuperação de resíduos, horta construída com o adubo da unidade entre outros. Também comemorando a iniciativa, o Gerente da Ambev em Joinville, Thiago Magnus, reflete que “a parceria entre a Ambev e a Rodalog se reforça cada vez mais, agora também na busca pela sustentabilidade”.

De acordo com o Gerente da Rodalog Joinville, Guilherme Gonçalves “temos o potencial de nos tornarmos um CDD 100% sustentável e a chegada desse veículo significa muito para nós”.

Outras ações já estão previstas e, em breve, também serão agregadas aos nossos serviços, confirmando nossos valores e visão de negócio sustentável.

READ MORE

RODALOG inicia novas operações em Porto Alegre-RS e Lages-SC

No mês de Julho a RODALOG iniciou mais duas operações junto à Ambev, assumindo o apoio logístico do Armazém de Porto Alegre – RS e a operação de transferência de produtos da fábrica de Lages – SC, onde já fazíamos a distribuição urbana e transferência de insumos respectivamente. Ao todo, são mais de 100 novos colaboradores que têm agora a missão de atender nosso cliente com os valores e a cultura que destacam a RODALOG no mercado.

Para motivar os colaboradores destas filiais a empresa lançou um incentivo que premiará os melhores desempenhos em itens como segurança, jornada e produtividade sendo sorteadas 02 motos, uma em Porto Alegre e outra em Lages.

Deixamos aqui o nosso agradecimento à Ambev pela confiança e parceria de tantos anos, renovando nosso compromisso em atendê-los cada vez melhor!

Com o início das novas operações, a RODALOG passa a ter 23 unidades de negócios, com sede em 18 municípios atendendo mais de 100 cidades do sul do Brasil.

READ MORE

SEGMENTO LOGÍSTICO COMEÇA A INVESTIR EM VEÍCULOS ELÉTRICOS

Há alguns anos presentes no mercado brasileiro, os veículos elétricos vêm ganhando espaço na preferência dos consumidores e batendo sucessivos recordes de vendas. Prova disso é que no primeiro quadrimestre do ano foram emplacados 7.290 veículos eletrificados, representando um aumento de 29,4% sobre o mesmo período de 2020, conforme dados da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos.

Estes dados são em relação à veículos leves e frota comercial leve. Em relação à frota de ônibus e caminhões, embora o investimento ainda seja considerado alto para empresas do setor, começam a ocorrer movimentos do segmento logístico para aquisição de veículos elétricos, visto que o custo operacional total pode reduzir à menos da metade.

Exemplo dessa tendência, a Rodalog Soluções Logísticas, empresa catarinense presente em mais de 20 cidades no sul do Brasil, começou neste mês a realizar rotas de distribuição urbana com seu primeiro veículo 100% elétrico na operação do seu cliente Mercado Livre em Joinville/SC, cidade sede da matriz da empresa de logística. De acordo com Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog, “a empresa está aderindo a essas tecnologias para atender o mercado rodoviário, olhando pelo aspecto socioambiental e custo-benefício nas operações. Enquanto um veículo mecânico realiza a operação a um custo de combustível diário de R$ 115,00 reais, o veículo elétrico realiza a mesma autonomia a um custo de R$ 22,44 reais, cerca de 80% a menos”.

Além da economia, o veículo 100% elétrico não gera impacto ao meio ambiente por não emitir gás carbono (CO²) durante o seu uso. Este fator torna ainda mais interessante o investimento na tecnologia, uma vez que a sustentabilidade vem ganhando espaço e se tornando um valor cada vez mais relevante para as empresas. Para Stefan Bogo, Diretor da Rodalog, “pela natureza da atividade logística, é imprescindível que nosso impacto ao meio ambiente seja constantemente reavaliado e nosso propósito a médio e longo prazo seja o de redução na emissão de CO² através da aquisição dos veículos elétricos, ou em outras ações socioambientais, como a compensação através do replantio de árvores”.

A empresa tem prevista ainda para este semestre a chegada de outros veículos elétricos, entre eles o primeiro caminhão 100% elétrico da frota e um veículo de carga leve, que está sendo transformado passando de motor a combustão para 100% elétrico, numa parceria inédita com a jaraguaense WEG.

Fonte: ABVE

READ MORE

Logística para um futuro melhor!

É um orgulho poder compartilhar com nossos colaboradores, fornecedores e clientes a entrega de nossa 1ª VAN 100% ELÉTRICA, com ZERO emissão de poluentes.

É o primeiro veículo desse tipo entre os mais de 250 equipamentos de nossa frota e, em breve, outros veículos elétricos também chegarão para agregar aos nossos serviços.

A jornada rumo à sustentabilidade é longa, mas demos o primeiro passo.

Mais agilidade e qualidade para nossos clientes. Benefícios para todos!

Juntos e sempre melhores!

#rodalog#juntosesempremelhores#sustentabilidade#logisticaverde#carroeletrico#ambev#logistica

READ MORE

Bem-vinda, Curitiba!

Temos alegria em compartilhar que a partir desta semana iniciamos mais uma operação para o nosso cliente Mercado Livre, agora em Curitiba-PR.

A capital paranaense entra na nossa rota e se junta à Caxias do Sul-RS, Joinville e Gaspar-SC.

Nosso comprometimento e motivação em fazer desta parceria um sucesso só aumentam!

Juntos e sempre melhores!

READ MORE

Caminhão 100% elétrico

Parceria entre Rodalog e Pepsico terá caminhão 100% ELÉTRICO para a operação de Distribuição Urbana.

Esta novidade é a soma de um trabalho em equipe que vai compartilhar a idealização de um grande sonho: reduzir nosso impacto ambiental, encontrando maneiras sustentáveis de distribuir e atender o mercado.

A estimativa é de que, rodando 5 mil km por mês, deixe de emitir 3.500 kg de CO2 mensalmente. ✅

Obrigado PEPSICO pela confiança!

READ MORE