Após adquirir as soluções para gestão de pneus e checklist eletrônico do Prolog, a Rodalog aumentou sua produtividade e controle de dados para tomar decisões mais inteligentes. Leia o case completo!

Com um de seus valores sendo o compromisso com o resultado, a Rodalog buscou no Prolog App a agilidade e praticidade em funções rotineiras da gestão de frotas.

Neste case de sucesso, você vê Rodrigo Lentino, Coordenador Corporativo de Frota da Rodalog, falando sobre a operação antes e depois do Prolog fazer parte da rotina das operações— tanto em relação à gestão de pneus quanto ao checklist eletrônico.

Confira como, de 2018 até o momento, a empresa recebeu os impactos dessas soluções tecnológicas na frota.

Gestão de frotas antes do Prolog

Há 12 anos atuando como operadora logística, a Rodalog vem se tornando uma empresa nacional.

Trabalhando com diferentes serviços, desde o apoio logístico na armazenagem de insumos e produtos, até a distribuição final de mercadorias, a transportadora precisa do máximo de organização e eficiência em seu dia a dia.

O grande desafio, nesse caso, era ter o controle de pneus e a visibilidade das condições de rodagem dos caminhões. Para isso, a empresa precisava de informações e dados que indicassem os melhores caminhos do negócio, garantindo a produtividade e a execução de tarefas.

A tecnologia logística veio como solução. Aqui, a gestão de pneus e o checklist eletrônico do Prolog App resolveram os dois maiores desafios que teríamos que enfrentar!

O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas

Começando pela gestão de pneus, o kit do Prolog conta com o aferidor eletrônico e software completo, que lê e analisa os dados da inspeção de cada pneu. 

Ou seja, mesmo sendo necessário inserir o aferidor no pneu manualmente, as informações de pressão e profundidade dos sulcos são enviadas via bluetooth ao sistema, que armazena e organiza os dados em relatórios automaticamente — inclusive, indicando possíveis causas e níveis de desgaste para cada um.

Através dessa visualização completa e prática, a Rodalog resolveu um de seus principais problemas. Com mais de 50 mil pneus aferidos, Rodrigo afirma:

“Tivemos um ganho em produtividade, em vista da digitalização dos dados e as informações antes feitas manualmente. Hoje, temos agilidade na estratificação dos controles de pneus e aderência dos checklist em rota.”

Quando falamos em checklist, o sistema é desenvolvido para que cada operação possa criar seus próprios modelos. Assim, você pode ter checklists diários, completos, por modelo de veículo ou por elementos específicos (apenas faróis, por exemplo).

Isso foi um dos principais benefícios notados pela empresa, afinal, já são mais de 200 mil checklists realizados. Segundo Rodrigo:

“[O maior benefício foi] Agilidade na estratificação e cruzamento dos dados. Facilidade pela customização da ferramenta melhorando a produtividade dos times envolvidos nos processos.”

Vai de cada gestor de frota, ou gestor de manutenção, entender as necessidades da operação e identificar quais os modelos mais adequados a serem aplicados na rotina que levam.

Além disso, e ainda mais importante para a Rodalog, é que os dados ficam salvos no sistema e podem ser facilmente acessados com filtros de tempo, modelo, operação, entre outros. 

E mais:

A ferramenta apresenta uma visualização de “Farol do Checklist”, isto é, um resumo de todas as placas da empresa e como está a “saúde” de cada um — se estão com a inspeção em dia, se estão OK para rodar em uma viagem ou se precisam de alguma manutenção (e indica qual a urgência desta correção). 

Desde 2018, a empresa já cadastrou 618 veículos no sistema, com o controle de 4.278 pneus e mais de 230 mil checklists! 

Em relação aos serviços inseridos na plataforma, já realizamos mais de: 

  • 57 mil aferições de pneus;
  • 4,5 mil serviços de pneus;
  • 72,5 mil ordens de serviço finalizadas.

Quando perguntado o que falaria para alguém sobre o Prolog, Rodrigo completa:

“Recomendaria, pois se trata de uma excelente ferramenta de gestão e controle dos dados concernentes a frota, facilitando e agilizando os processos de modo full time.”